Após seis jogos sem vencer, Bahia bate a Portuguesa e respira: 1 a 0
04-11-2012 20:41
Tricolor chega aos 40 pontos, encosta na Lusa e mantém a distância de quatro pontos para a zona de rebaixamento
No clássico dos clubes em jejum, deu Bahia. Depois de seis partidas sem vencer, o Tricolor baiano reencontrou o caminho dos triunfos neste domingo, diante da Portuguesa, no Canindé. O heroi da vitória por 1 a 0 foi o atacante Souza, autor do gol decisivo. Com o resultado, a Lusa chegou a seu sexto jogo sem triunfo e quarto sem marcar sequer um gol.
A partida teve um baixo nível técnico e muita pegada. As duas equipes se estudaram muito e criaram pouco no primeiro tempo. Já no segundo, o Bahia teve as melhores chances e conseguiu sair de campo com os três pontos. O jogo ainda marcou o reencontro do técnico Jorginho com a Portuguesa. O treinador do Bahia foi o comandante da Lusa até o primeiro semestre deste ano. Ele foi o responsável pelo acesso da Portuguesa em 2011, quando conquistou o título da Série B. Antes da partida, Jorginho foi abraçado por quase todos os jogadores da Portuguesa. No final, o reencontro teve gosto amargo para os paulistas e doce para o treinador.
A Portuguesa volta a campo no próximo sábado, quando vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Botafogo, no estádio do Engenhão, às 19h30 (horário de Brasília). Enquanto o Bahia vai até Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro no domingo, às 19h30 (horário de Brasília).
Primeiro tempo pegado e com poucas chances
O primeiro tempo teve poucas chances de gols e muita pegada. Portuguesa e Bahia pareciam mais preocupados em não perder do que vencer a partida. O Bahia até deu sinais que pressionaria a Lusa desde os primeiros minutos. Logo aos 4, Souza balançou as redes, mas o gol não valeu. O atacante fez falta no zagueiro Gustavo.
A chance seguinte também foi do Bahia. Hélder levantou na área e Jones chegou atrasado no lance. Depois das chances iniciais do Bahia, a Lusa acordou para o jogo. Aos 12, Gustavo lançou Bruno Mineiro na grande área. O atacante virou com perigo e chutou no canto. A bola raspou a trave tricolor.
Aos 23, mais uma chance do Bahia. Gabriel completou quase sem ângulo e Dida salvou a Lusa. Na segunda metade do primeiro tempo, foi a vez da Portuguesa criar as principais chances. Na primeira delas, Ananias achou Bruno Mineiro que na hora da conclusão foi atrapalhado por Lucas Fonseca. Antes do final do primeiro tempo, o Bahia precisou contar com a boa presença de Marcelo Lomba. Após desvio de Valdomiro, Lomba precisou sair com os pés para evitar que Bruno Mineiro balançasse as redes do Tricolor.
Bahia perde chances, mas Dida erra e Souza decide
O segundo começou com o Bahia perdendo uma chance incrível. Livre dentro da área, Souza perdeu o tempo da bola e ao invés de chutar, tentou tocar para Jones e viu a defesa salvar a Lusa. Depois da chance perdida pelo Bahia, o segundo tempo caiu de produção e a partida ficou ainda pior tecnicamente em relação ao primeiro tempo. As duas equipes continuavam prezando pela marcação e com pouca criatividade ofensiva.
A partida ficou truncada e a Lusa só chegou ao gol do Bahia aos 22, quando Léo Silva recebeu na entrada da área e bateu cruzado para o gol de Lomba. A bola passou com muito perigo para o gol da equipe baiana.
E quando o Bahia parecia sem muito poder ofensivo, o volante Diones arriscou do meio da rua e Dida não segurou e o rebote caiu nos pés de Souza. Desta vez, o camisa 9 não perdoou: Bahia 1 a 0.
Em desvantagem no placar, a Lusa precisou se lançar ao ataque e o Bahia se segurou nos contragolpes. O Tricolor voltou a chegar com perigo e quase ampliou, com Elias. O atacante perdeu duas boas oportunidades de ampliar o placar. No final, o placar foi mantido e o Bahia voltou a reencontra o caminho de triunfos, após seis jogos de jejum. A marca agora pertence à Lusa, que com a derrota deste domingo chegou ao sexto jogo sem vencer.
Fonte: Globo Esporte
Tags:
———
Voltar
Souza marcou o gol decisivo do Bahia no triunfo sobre a Portuguesa (Foto: Ale Cabral / Futura Press)








